Qual meu peso ideal? Aprenda a calcular o IMC

ter, 26/06/12
por receitas.com |
categoria Dicas

O índice de massa corpórea (IMC) é uma fórmula utilizada internacionalmente para avaliar se a pessoa está no peso ideal. Adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice foi desenvolvido no final do século XIX por Lambert Quételet.

O cálculo do IMC é simples: divida seu peso pelo quadrado da sua altura. Se você pesa 60kg e mede 1,67m, por exemplo, precisa dividir 60 por 2,78. O resultado, 21,5, indica que você está saudável. Faça os cálculos e confira na tabela abaixo se o seu IMC está dentro dos padrões de normalidade.

Com preguiça de pegar a calculadora? No site do programa Bem Estar, da Rede Globo, você vai encontrar um serviço on-line que faz os cálculos e já revela se o seu peso está dentro do desejável. Mas tenha cuidado, o IMC não pode ser tomado como verdade absoluta, deve-se procurar um médico para avaliar as especificidades do caso. Uma pessoa musculosa, por exemplo, pode ser considerada obesa na classificação da tabela. E as crianças possuem gráficos específicos de avaliação.

compartilhar
Comentar

deixe seu comentário