Como fazer churrasco

qui, 24/05/12
por receitas.com |
categoria Dicas

Reunir os amigos e fazer um bom churrasco é um programa típico de final de semana. Devemos agradecer aos gaúchos pela gostosa tradição. Nos Pampas do Rio Grande do Sul, os vaqueiros passavam muitos dias longe de casa e precisavam preparar refeições com o que tinham em mãos: gado e sal grosso. A combinação parece simples, mas nem sempre a carne fica macia e suculenta, o churrasqueiro precisa escolher o tipo certo de corte.

Confira algumas dicas para fazer um churrasco perfeito!

Tipos de carne
Nem todo corte de carne deve ser assado na brasa. Evite, por exemplo, acém, lagarto, patinho, coxão mole e duro. Picanha, maminha, alcatra e fraldinha são escolhas tradicionais, não tem como errar. E nada de comprar uma picanha enorme, essa carne costuma ter no máximo 1,5kg, se for maior, pode incluir coxão duro. Se quiser apostar na costela, comece a preparar bem cedo, esse tipo de corte precisa de cerca de seis horas para ficar no ponto.

Prepare acompanhamentos deliciosos para o seu churrasco:
Pão de alho
Farofa temperada
Batata calabresa

A carne pode ser preparada inteira ou ir para a brasa em pedaços. Cortada em filés, a carne fica pronta mais rápido, para alegria dos seus convidados. Quanto à gordura, é indicado assar a carne com a capa de gordura para que fique mais macia. Você não precisa comer a gordura, retire quando a carne estiver pronta. Uma dica importante para garantir a maciez é começar a grelhar a carne com a gordura virada para cima. Lembre-se: a carne deve estar em temperatura ambiente para ir ao fogo, deixe em um recipiente com tampa, para evitar contato com moscas.

Como temperar as carnes
O tempero clássico é sal grosso, basta colocar na carne pouco antes de ir para grelha. Nada de deixar o sal por muito tempo na carne, ela começa a absorver e vai ficar salgada demais. Cerca de 1% do peso da carne em sal grosso é suficiente. Quando estiver mal passada é hora de tirar o excesso de sal, bata com o espeto. Outros condimentos devem ser utilizados com cuidado, para não tirar o sabor da carne.


Não tem churrasqueira em casa? O churrasco pode ser feito na sua cozinha, confira só:
Churrasco de forno
Churrasco na pressão

Como acender a churrasqueira
Para acender a churrasqueira, uma técnica muito utilizada é colocar álcool em um pão velho, jogá-lo no meio de uma pilha de carvão e atirar um fósforo aceso. A pilha de carvão deve ficar a 10cm da grelha e de um lado da churrasqueira, para ter um canto com temperatura mais baixa, caso você queira cozinhar lentamente um corte maior de carne. Nada de deixar a sua carne em chamas! Ela vai torrar por fora e perder toda suculência.

Para diminuir a fumaça, uma boa dica e espalhar parte das cinzas do churrasco anterior sobre o carvão.

Como calcular a quantidade de carne
Para calcular a quantidade de carne, você precisa levar em consideração os acompanhamentos. Vai servir farofa, arroz e salada de batata? Pode comprar menos carne, cerca de 40% a menos. Para churrascos sem prato, é bom investir em diferentes tipos de carne: linguiça, coração, costela, asinha de frango, entre outros.

Conheça o churrascometro, um aplicativo que faz todos esses cálculos para você

Para homem, costuma-se calcular de 300 a 500 gramas de carne, as mulheres consomem entre 200 e 350 gramas. Mas é importante considerar o tempo de duração do churras. Vai começar cedo? Então é melhor deixar algumas asinhas de frango ou carnes reservadas. Se não forem usadas, podem virar um gostoso aperitivo no dia seguinte, confira só algumas sugestões:
Asinhas crocantes
Chicken wings

Agora você já está pronto para ser um churrasqueiro!

Fontes:
Reinehr
Como fazer

compartilhar

Um Comentário para “Como fazer churrasco”

  1. 1
    alvaro gennari:

    Muito bom!

Comentar

deixe seu comentário