Crianças na cozinha: receitas para fazer com os pequenos chefs

ter, 06/09/11
por receitas.com |
categoria Dicas

Lugar de criança também é na cozinha! Além de preparar delícias gastronômicas, na cozinha você pode ensinar muitas coisas aos seus filhos. Responsabilidade, organização, higiene e até uma pouco de matemática, os pequenos nem vão sentir que estão aprendendo tantas coisas.

Se o seu filho fica de cara feia nas refeições, ajudar no preparo dos alimentos pode ser a solução. As crianças que ajudam na cozinha costumam experimentar o prato que prepararam. Então, não faça apenas pratos doces, aposte também em saladas nutritivas. Assim, seu filho vai aprender a gostar de alimentos mais saudáveis.

Ao cozinhar, as crianças podem conhecer novos alimentos e sabores, ampliando o paladar. E ainda aprendem mais sobre matemática, já que precisam medir, pesar e dividir ingredientes. Até ler as receitas é um aprendizado, a criança pode praticar a leitura e descobrir frutas e vegetais novos. Nas receitas mais complicadas, que tal pedir que seu filho leia o passo a passo e os ingredientes?

Veja algumas receitas para fazer com crianças:
Brigadeiro sem fogão
Cookies com gotas de chocolate
Gelatina colorida
Bolo de chocolate levíssimo
Mousse de Maracujá

A cozinha vira um lugar de diversão e aprendizado. Enquanto preparam receitas saborosas, os pequenos descobrem como trabalhar em equipe, manter a cozinha organizada e higienizar os alimentos.

Pegar todos os ingredientes antes de começar o preparo e guardá-los ao final, é uma forma de mostrar a importância da organização. Aproveite o momento para falar sobre higiene também, lavando as mãos e os alimentos antes de começar a cozinhar. Lembre-se que a criança está aprendendo, então, o resultado não precisa ser perfeito.

O papel da criança na cozinha é determinado de acordo com a idade. O fogão é responsabilidade do adulto, assim como os objetos cortantes.

Aposte em receitas simples, que não precisam ir muito ao fogo. Receitas de biscoito são ótimas opções, já que a criança pode colocar a mão na massa e se divertir criando formatos diferentes para assar. Receitas de liquidificador também são interessantes, os pequenos podem trabalhar medindo os ingredientes. Se preferir fazer um pavê, por exemplo, peça ajuda na montagem. O seu filho vai adorar o papel de chef.

Um avental infantil dá um toque todo especial à brincadeira. Experimente algumas receitas com seu mini chef:
Salpicão de frango
Lanche de pão de forma
Salada de penne tricolor
Pão de queijo de liquidificador
Pizza no pão sírio

compartilhar

12 Comentários para “Crianças na cozinha: receitas para fazer com os pequenos chefs”

  1. 1
    fatima ferreira campos:

    amei pois minhas netas de 7 e 9 adoram faser guloseimas na cozinha tanto doce quanto salgados e elas comem muito bem vou comartilhar com elas foi muito bom de muita sabedoria obrigado

  2. 2
    Raquel:

    Só tomar cuidadado para não ser acusada de exploração de mão de obra infantil, pois do jeito que esse país tá, não é nada difícil… affff!!!

  3. 3
    Rose:

    Adorei as dicas, minha filha também gostou muito!!!!

  4. 4
    cleya:

    minha filha odiou pois ela disse que nunca ia botar a mao na massa ela disse que gosta de comer e naum preparar comida

  5. 5
    Brenda:

    rapás…até ki é bacaninha, + a maioria dessas receitas eu sei fazer
    /\
    / \
    / /
    \ \
    ______ \ \_____
    (______________)
    ( )
    \ /
    \ /
    \__________/

  6. 6
    Julia:

    minha filha odiou falou q isso e trabalho para a cozinheira !

  7. 7
    Dona Ana:

    minha filha amou todo dia nos fazemos juntas o almoço,do jantar.cafe e lanches isso me aproximou mais dela ela tem 15 anos e gostava de sair com as amigas dela agora ela so cozinha.

  8. 8
    carol:

    eu quero fazer so que eu tenho 8 anos

  9. 9
    kassyane:

    ola eu tenho 10 anos e gosto muito de cosinhar .

  10. 10
    Lila:

    Tenho 10 anos,mas não gostei muito dessas receitas naum

  11. 11
    nandy:

    tenho 11 anos e adoro cozinhar

  12. 12
    kaline:

    adorei!!!!!!! PODE PUBLICAR MAIS!

Comentar

deixe seu comentário