Sofre com a TPM? Conheça alimentos que aliviam os sintomas

ter, 09/08/11
por receitas.com |
categoria Saúde e Dieta

Uma vez por mês a mulher tem a desculpa ideal para chorar sem motivo, comer muito chocolate e brigar até com espelho. A agressividade à flor da pele e as mudanças de humor são resultado da TPM. A temida tensão pré-menstrual, que espanta o sexo masculino, atinge cerca de 75% das mulheres e chega de 3 a 5 dias antes da menstruação.

Alguns homens brincam com esse fase, acham até que é frescura feminina. Segundo especialistas, no entanto, as mulheres sofrem com desequilíbrios hormonais que podem afetar o humor. Inchaço, irritabilidade, agressividade, dor de cabeça, dor nos seios e ansiedade são alguns dos sintomas da TPM.

Se você passa por isso todo mês e já não sabe o que fazer para alivar os sintomas, não perca a esperança. Uma dieta balanceada pode fazer maravilhas até para a tensão pré-menstrual. O período pode ficar bem mais agradável com algumas dicas de alimentos para comer ou evitar.

Veja algumas receitas que devem ajudar nos dias de TPM
Geléia de Melancia
Arroz com Lentilhas
Salada de grãos
Filé de Tilápia com purê de Batata Doce e Coentro
Bolo cremoso de frutas

A cafeína aumenta a ansiedade e deve ser evitada. Se você não dispensa o cafezinho, diminua o consumo e já deve sentir a diferença. Bebidas alcoólicas também estão na lista dos produtos que pioram a TPM, pois costumam provocar dores de cabeça. O controle de sal também é recomendado para ajudar a reduzir o inchaço. Então, é preciso evitar alimentos enlatados, embutidos e temperos prontos. O amado chocolate não é o mais indicado nesses dias, prefira alimentos sem açúcar.

Invista nos alimentos ricos em cálcio, como iogurtes e leites desnatados. Além disso, alimentos diuréticos, como melancia, são boas opções para diminuir a retenção de líquidos. Prefira carnes magras e frutos do mar, nada de gordura saturada! Também são bons para aliviar os sintomas: banana, beterraba, espinafre, linhaça, azeite, lentilha, grão-de-bico, soja, feijão, amendoim (sem sal), além de alimentos integrais, hortaliças verdes e frutas.

Em benefício próprio, os homens devem apoiar essa dieta.

compartilhar

7 Comentários para “Sofre com a TPM? Conheça alimentos que aliviam os sintomas”

  1. 1
    Grazziella:

    Há nenhuma novidade. Mas além de cuidar da alimentação e preciso fazer exercicios fisicos e eu não tenho tempo.

  2. 2
    anete soares:

    Adorei a dica de alimentação.

  3. 3
    Larissa:

    Não pode batata frita com pimenta e queijo, chocolate ou mc donalds? :(

  4. 4
    Leide Daiane Nascimento Santiago:

    Obrigada pela ajuda, sempre busquei algo que me deixasse mais calma neste periodo, já briguei com quem não merecia e isso me fez sentir muito mal, tudo por conta da maldita TPM…

  5. 5
    Christina Santos:

    Valeu a dica, Há algum tempo venho modificado alguns hábitos alimentares nesse período “difícil” de cada mês e os resultados tem sido positivos. E vale lembrar que a atividade física só vem a multiplicar os bons resultados.

  6. 6
    Cinthya Andrade:

    Sofro mt de TPM, mas acho que minha filha e meu namorado sofrem mais, kkkkkkk, o pior é deixar td que mais gosto de lado, é um caso a se pensar!!!!

  7. 7
    Hellen Soares de Oliveira:

    Não sabia que café era bom ser evitado tenho muita tpm antes durante e depois, POr que?